PDFImprimirE-mail

Aprender Ingles agora? Por quê?

Avaliação do Usuário: / 53
PiorMelhor 

Aprender Inglês agora? Por quê?

 
O que está acontecendo com o mundo dos negócios, das boas colocações e dos bons salários?
 
Poderia iniciar esse artigo citando mil razões para você começar imediatamente a fazer um curso de Inglês ou colocar em prática seu conhecimento sobre a língua dos negócios. Mas quero começar falando sobre uma das frases, talvez a mais “ ridícula e sem cultura” que já ouvi.
Certa vez, fui apresentada a um “estilista” ou alguém que se entitulava dessa forma. O fato é que a pessoa atua no ramo da moda e afirmou com veemência que não precisava aprender Inglês, pois segundo ele: “Uma nota de cem dólares compra tudo”
E então como ler os artigos das melhores revistas e sites europeus de moda? As viagens para analisar tendências? As palestras? As reuniões? Como ficam esses “pequenos detalhes”? Claro que é para isso que existimos, nós os tradutores, mas temos que levar em conta que caminhar pelas ruas de países estrangeiros com alguém (normalmente desconhecido ou de pouca intimidade) a tiracolo não denota riqueza ou qualquer outro adjetivo semelhante, mas sim a incapacidade de aprender a se comunicar.
A comunicação é a base de tudo, é daí que surge a rede de contatos, os grandes negócios.
Essa frase me fez atentar para o fato de que é impossível alguém que tenha o mínimo de bom senso e cultura dizer tal absurdo. Para respaldar a importancia sabida por todos em falar inglês, veja o que diz um dos jornais mais respeitados do país:
 
“O setor têxtil brasileiro, de confecção e moda, vive um período de crescimento que ganha viés histórico. Mesmo com o dólar em baixa, as previsões para exportações em 2008 são muito mais que otimistas”
(folha de São Paulo)
Não me ocorre que a pessoa tenha realmente esse pensamento, mas sim, que tentou por várias vezes e diante do insucesso no aprendizado, desistiu e procura uma forma de argumentar ou se defender. Tal atitude é demasiadamente daninha, pois, bloqueia em nosso cérebro qualquer predisposição para o aprendizado.
O Inglês não é a Língua mais falada do mundo, o mais falado é o Mandarin (China) seguido pelo Hindi e então vem o Inglês. A necessidade porém de falar Inglês é que 75% de toda a comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em Inglês

O fenômeno da rápida globalização do mundo e da conseqüente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um fato que não depende de nele acreditarmos ou não. Sendo assim, falar inglês se tornou-se uma necessidade básica para profissionais de qualquer área.

É o  idioma oficial do mundo dos negócios. Empresas alemãs adotaram o Inglês para sua comunicação, inclusive nas reuniões de diretoria e de conselho. Até na China fala-se Inglês. O Chile, para mostrar uma iniciativa recente na América Latina, iniciou uma campanha no governo anterior chamada de "Inglês abre as portas", com a qual pretende tornar as novas gerações chilenas bilíngües, tamanha a importância dada ao conhecimento do idioma.
Estes são alguns dos exemplos pelos quais, você deve “desbloquear” seu cérebro para o novo.
Porque não adianta argumentar sobre a queda do dólar, o mercado chinês e tudo mais...
Para ser o profissional que o mercado procura, você terá que aceitar o fato de que além de ser um excelente profissional, conhecedor exímio da  área que atua, você terá que falar Inglês!
 
Por Milena Queiróz Gonçalves
www.inglescurso.net
 
 


Você ainda não está cadastrado(a) no Curso de Inglês Grátis?  É muito fácil se cadastrar, e o Curso de Inglês é Gratuíto.  Cadastre-se Já no Curso de Inglês Grátis.